Acesse aqui a programação completa do 35º Confies

Maceió irá sediar, nos dias 29 e 30 de novembro, e 1º de dezembro, o encontro anual do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), que chega a sua 35ª edição em 2017. O encontro acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, e irá reunir representantes de 90 fundações de todo o país.

As fundações de apoio, criadas para viabilizar a relação entre a academia e a sociedade, movimentaram apenas em 2016 cerca de R$ 5 bilhões distribuídos em 20 mil projetos, envolvendo 60 mil pessoas, entre bolsistas e trabalhadores celetistas. Mesmo com o potencial de alçar o país à condição de potência na produção científica, as fundações foram afetadas com as medidas anunciadas pelo governo federal que prevê o corte de recursos.

A inclusão da ciência, tecnologia e inovação na Emenda Constitucional nº 95 (EC 95), conhecida como PEC do Teto, que congela as despesas públicas por um período de 20 anos, além da Lei Orçamentária Anual de 2017, que cortou em 44% o orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), podem provocar efeitos irreversíveis no campo da ciência e inovação, com a interrupção de projetos de pesquisa e evasão de cientistas do país.

Além do cenário de corte de investimentos, intensa burocracia, outra questão que aflige as fundações de apoio diz respeito aos entendimentos dissonantes sobre a gestão de projetos e prestação de contas por parte dos órgãos de controle e fiscalização, provocando o engessamento de alguns projetos de pesquisa.

Todos estes temas serão debatidos no encontro deste ano, que tem como tema central Fundação de Apoio: Avaliação e perspectivas. Uma jornada em prol da pesquisa e inovação. O encontro reunirá, além dos representantes das fundações afiliadas, o presidente da Andifes, do Conif, órgãos de controle e fiscalização como AGU CGU, TCU, integrantes do Congresso Nacional, entre outros.

Constam, ainda, da programação, mesas de debates e oficinas que discutirão projetos com a Petrobras/ANP, prestação de contas, regulação de bolsas de pesquisa, Lei do Bem, Reforma Trabalhista, Cálculo da DOA e outras atividades fins.

Será um debate de grande relevância para todos os agentes envolvidos na cadeia da ciência, tecnologia e inovação no país.

Programa final

Serviço:

O quê: 35º Confies

Quando, 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro

Onde: Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, Jaraguá, Maceió-AL.

Mais informações: http://www.doity.com.br/encontroconfies2017.

FALE CONOSCO


Fale Conosco

ENDEREÇO


Rua Ministro Salgado Filho, 78 - Pitanguinha - Maceió/AL
Fone/Fax: (82) 2122-5353

LOCALIZAÇÃO