Fundepes participa de Assembleia Geral do Confies, em Brasília

Ascom Fundepes

Por Ascom Fundepes

Dirigentes de 49 fundações de apoio participaram nesta quinta-feira, dia 13, da 34ª Assembleia Geral Extraordinária do Confies, ocorrida em Brasília, no Distrito Federal. Na pauta, temas de interesse das afiliadas, como o Projeto de Autorregulação que será amplamente debatido durante o encontro nacional, que acontece em novembro desse ano, em Maceió.
Foram discutidos, ainda, o decreto de regulamentação do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, tabela de anuidades, alteração do estatuto, além de revisão orçamentária. As contas do exercício foram aprovadas por unanimidade pelos presentes.
Durante a assembleia, o presidente do Confies, Fernando Peregrino, informou sobre o andamento das ações da entidade no sentido de assegurar o fortalecimento da atuação das fundações de apoio. Entre as atividades realizadas estão a pesquisa sobre burocracia, o Confies Online, os debates sobre o marco Legal, os encontros regionais e as expectativas para o nacional, além da ampliação da representação do Confies.
O evento ainda contou com a participação de representantes do Tribunal de Contas da União, do Rio Grande do Sul, que foram apresentados às demandas das fundações.
Como ferramentas de enfrentamento para o cenário desfavorável, com a redução drástica de recursos para ciência, tecnologia e inovação, o Confies defende a participação das fundações na formulação dos controles, ampliação no número de afiliadas, além da união de todas as entidades para superar a crise.
Na avaliação do presidente da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), Gabriel Bádue, “A assembleia geral extraordinária do Confies mostrou o importante trabalho que está sendo desenvolvido pela diretoria da entidade que tem, em conjunto com órgãos estatais, buscado otimizar e qualificar a produção científica nacional, ao tempo que fortalece a unidade das fundações de apoio às instituições federais de ensino superior e institutos de pesquisa”, avaliou.

FALE CONOSCO


Fale Conosco

ENDEREÇO


Rua Ministro Salgado Filho, 78 - Pitanguinha - Maceió/AL
Fone/Fax: (82) 2122-5353

LOCALIZAÇÃO