Portaria renova autorização para Fundepes apoiar IFAL

Ascom Fundepes

O Diário Oficial da União (DOU), na edição desta terça-feira, dia 20, traz a publicação da portaria conjunta de nº 17, assinada pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que autoriza a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) a atuar como fundação de apoio do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

A atual portaria prorroga por mais um ano a atuação da Fundepes como fundação de apoio do Instituto Federal em Alagoas. O apoio foi estabelecido em 2014 e já começa a dar os primeiros resultados com projetos de extensão e pesquisa desenvolvidos pelos professores do Ifal, com gestão administrativa/financeira da Fundepes. A portaria entra em vigor hoje (20) a partir da sua publicação no DOU.

O primeiro projeto executado em parceria entre as duas instituições é o Cloudlabs, desenvolvido pelos professores Victor Sgarbi e Elaine Sgarbi, que analisa o processo tradutório de simuladores educacionais de química, física e biologia do Espanhol para o Português. A pesquisa, com financiamento internacional do Innovate Education: Service and Solutions S.A.S. tem vigência –inicialmente- de oito meses e receberá investimento da ordem de R$ 152 mil.

Segundo a gerente da Unidade de Projetos da Fundepes, Taciana Melo, outros projetos estão em fase de elaboração, consolidando a parceria entre as duas entidades. A renovação da autorização foi comemorada pela diretoria da fundação, sobretudo pelo seu vice-presidente, Gerson Guimarães, que é integrante do Ifal.

FALE CONOSCO


Fale Conosco

ENDEREÇO


Rua Ministro Salgado Filho, 78 - Pitanguinha - Maceió/AL
Fone/Fax: (82) 2122-5353

LOCALIZAÇÃO