V Ermac contou com mais de 80 trabalhos e propôs criação de Dinter em Matemática Aplicada

Presidente da Fundepes, Gerson Guimarães, Rinvaldo Vieira, coordenador do V Ermac

Ascom Fundepes

Ainda repercute na comunidade acadêmica o V Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (Ermac), realizado pela primeira vez em Alagoas pela Regional 4 da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional. As atividades ocorreram de 25 a 27 de julho, durante a programação da 70ª Reunião Anual da SBPC. O encontro contou com o apoio do Instituto de Matemática, LCCV, NCEx Arapiraca e Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).

A programação do Ermac foi bastante elogiada e contou com mais de 150 inscritos, além de um número superior a 80 trabalhos submetidos, com sessões técnicas e banners, com apresentações dos trabalhos aprovados pelo Comitê Científico. A solenidade de encerramento contou com a presença da reitora da Ufal, Valéria Correia, dos pró-reitores Joelma Albuquerque, Sandra Paz e Flávio Domingos, além do presidente da Fundepes, Gerson Guimarães.

Entre os debates foi destacado o desafio de manter a qualidade da matemática aplicada e computacional frente às dificuldades enfrentadas no atual momento das sociedades científicas e instituições de ensino e pesquisa, cenário agravado devido ao corte drástico nos investimentos em educação em todo o país.

Participaram do Ermac representantes dos estados do Paraná, Minas Gerais, Paraíba, Bahia, Sergipe, São Paulo, Maranhão, Goiás, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pernambuco e Roraima, que indicaram – devido ao sucesso do encontro – que pretendem participar do VI Ermac, que será realizado no Univasf, em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).

Ainda dentro das atividades, foi realizado o minicurso sobre “A Modelagem Matemática de Fenômenos da vida – e da Natureza” ministrado pelo professor Joni (IMECC-UNICAMP) e uma mesa redonda que tratou sobre as “Perspectivas da Matemática Aplicada e Computacional no Nordeste” na qual foram discutidas ações e diretrizes realizadas nos estados da regional 04 da SBMAC, Alagoas, Bahia e Sergipe e contou com a participação da UFPB representando a Paraíba.

Dinter em Matemática aplicada

Além dos temas discutidos e dos trabalhos apresentados, um grupo de participantes do V Ermac mostraram interesse na abertura de um Doutorado Interinstitucional em Matemática Aplica com possibilidade de início em 2019, proposta que será debatida entre Ifal, Ufal e Unicamp.

FALE CONOSCO


Fale Conosco

ENDEREÇO


Rua Ministro Salgado Filho, 78 - Pitanguinha - Maceió/AL
Fone/Fax: (82) 2122-5353

LOCALIZAÇÃO