Covid-19: Fundepes apoia projetos para rede de suporte a infectados

Ascom Fundepes

Inovar para enfrentar o momento de calamidade. Este tem sido o principal desafio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) nas últimas duas semanas, quando o trabalho na sua sede foi suspenso em cumprimento às medidas de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), que infectou mais de 1 milhão de pessoas e deixou mais de 51 mil mortos em todo mundo até 2 de abril, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Mesmo implementando o teletrabalho, a Fundepes mais uma vez inovou e criou um modelo de gestão à distância que vem apresentado excelentes resultados. Nas duas últimas semanas, o corpo técnico da fundação vem atuando no apoio a projetos de infraestrutaração, biossegurança e captação de recursos para aquisição de impressoras 3D, para impressão e prototipagem de protetores faciais, máscaras, respiradores, entre outros equipamentos que serão utilizados pelos pacientes contaminados.

A expectativa é que 38 leitos sejam abertos no HUPAA destinados a pacientes com COVID-19. Uma meta otimista prevê, ainda, a destinação de um andar do hospital aos pacientes, caso os recursos sejam assegurados.

Mesmo diante da complexidade das atividades, considerando a escassez de materiais, aumento de preços e logística, os analistas da Fundepes têm respondido positivamente ao desafio, o que tem assegurado agilidade na aquisição, buscando fornecedores dos produtos necessários. Um esforço coletivo que demonstra a dedicação dos profissionais da fundação.

Para desburocratizar o processo, a diretoria da Fundepes adotou medidas diárias de acompanhamento, reuniões online e processos eletrônicos para reduzir prazos de tramitação, obtendo respostas positivas do seu corpo técnico.

As fundações de apoio em todo país têm representado um papel importantíssimo juntos às universidades no sentido de impedir o seu engessamento neste período de pandemia e de orçamento reduzido. De acordo com a diretoria da Fundepes, nenhum esforço será poupado para assegurar a destinação imediata dos recursos para o combate ao Covid-19.

FALE CONOSCO


Fale Conosco

ENDEREÇO


Rua Ministro Salgado Filho, 78 - Pitanguinha - Maceió/AL
CEP: 57052-140
Fone/Fax: (82) 2122-5353

LOCALIZAÇÃO