Membros do Conselho Deliberativo e da Diretoria Executiva da Fundepes são empossados durante pandemia

Ascom Fundepes

Os novos membros do Conselho Deliberativo e da Diretoria Executiva da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) foram empossados nesta segunda-feira (13) em reunião extraordinária do Conselho.

Devido às medidas de isolamento social, previstas no combate à pandemia do novo coronavírus, a reunião ocorreu no modelo online e marcou a posse do reitor da Universidade Federal de Alagoas, Josealdo Tonholo como presidente, e a vice-reitora, Eliane Cavalcanti, como membro nato do colegiado.

A reunião marcou, ainda, a posse de novos quatro membros do Conselho Deliberativo, são eles Clayton Antônio Santos da Silva (Proex Ufal), como titular, e Leandro dos Santos Gonçalves (MHN Ufal) como suplente; Iraildes Pereira Assunção (Propep Ufal), titular, e Adriana Guimarães Duarte (Ceca Ufal), suplente, todos representantes do Conselho Universitário (Consuni). O professor Paulo Sérgio Cavalcante (Feac Ufal) também foi empossado durante a reunião como membro suplente do Conselho Fiscal da Fundepes.

Nova Diretoria

A reunião extraordinária marcou, também, a eleição por unanimidade da nova diretoria da Fundepes, para o exercício 2020/2022. Foram eleitos o advogado Ricardo Wanderley para diretor-presidente, Edriene Teixeira da Silva para o cargo de diretora-financeira, exercido atualmente por Taciana Melo, que assume a vice-presidência na próxima gestão, iniciada oficialmente em 1º de setembro.

A atual composição substitui o professor Gerson Maciel Guimarães (Ifal), Jorge Brito (Ufal) e Taciana Melo, funcionária de carreira da fundação. A atual gestão foi bastante elogiada pelo promotor Givaldo Lessa, que destacou o contato profícuo entre o MP e a Fundepes. Lessa ainda salientou a importância do balanço social positivo da fundação em comparação a outras fundações e a relevância do trabalho, sobretudo neste momento difícil, em que até a autonomia universitária vem sendo colocada em xeque. Givaldo Lessa ainda desejou sucesso aos novos gestores.

Presidente volta ao conselho

O reitor da Ufal, professor Josealdo Tonho, fez questão de relembrar sua ligação com a Fundepes, como professor-pesquisador e como membro do Conselho que hoje passou a presidir. Agradeceu o empenho de todos os analistas da Fundepes neste período de combate à Covid-19 e ao crédito dado pelos membros do conselho pela eleição da nova diretoria.

Professor Tonholo também fez um reconhecimento ao empenho dos professores Gerson Guimarães e Jorge Brito à frente da diretoria nos últimos dois anos. Os elogios foram compartilhados, também, pelo reitor do Instituto Federal de Alagoas, Carlos Guedes, que salientou os avanços dos projetos desenvolvidos pelo Ifal e gerenciados pela Fundepes.

Uma nova reunião do Conselho Deliberativo está prevista para ocorrer no final do mês de agosto.

 

FALE CONOSCO


Fale Conosco

ENDEREÇO


Rua Ministro Salgado Filho, 78 - Pitanguinha - Maceió/AL
CEP: 57052-140
Fone/Fax: (82) 2122-5353

LOCALIZAÇÃO