Fundepes realiza solicitação de adesão ao Pacto Global da ONU

A Fundação é a pioneira na solicitação à adesão ao Pacto da Organização das Nações Unidas, que atualmente é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.

Com o objetivo de contribuir para a promoção do avanço da cidadania e da sustentabilidade no Brasil e no mundo, a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) realizou a solicitação de adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que, atualmente, é a maior ação de sustentabilidade corporativa do mundo.

“A Fundepes é uma das pioneiras entre as fundações universitárias de apoio à pesquisa e extensão, na adesão ao Pacto Global, por isso se mantém firme nessa iniciativa que é a maior do mundo com o objetivo de engajar empresas na construção de uma economia global mais inclusiva e sustentável”, destacou o diretor-presidente da Fundepes, Ricardo Wanderley.

O Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, que contribuem para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É, atualmente, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com cerca de 14 mil membros em 70 redes locais, que abrangem 160 países.

Saiba mais sobre o Pacto Global no Brasil

Criada em 2003, a Rede Brasil responde à sede do Pacto Global, em Nova York, e preside o Conselho das Redes Locais na América Latina. Os projetos conduzidos no país são desenvolvidos dentro das seguintes Plataformas de Ação: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação e ODS (esta última para engajar as empresas em relação à Agenda 2030). Além disso, existem os programas internacionais e institucionais, que não estão vinculados diretamente às plataformas.  Atualmente estão em andamento mais de 30 iniciativas nessas plataformas, que contam com o envolvimento de centenas de empresas, assim como agências da ONU e agências governamentais.