Política institucional: Fundepes, Ufal e Ifal defendem investimentos do BNB em projetos alagoanos

Foto: Ascom Fundepes

Assegurar que os projetos de pesquisa elaborados em Alagoas concorram em condições de igualdade aos editais lançados pelo Banco do Nordeste do Brasil, essa foi a demanda apresentada pela Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Em reunião realizada nesta sexta, 24, na Fundepes, que contou com a presença do presidente da Fundação, Gabriel Bádue, reitora da Ufal, Valéria Correia, reitor do Ifal, Sérgio Teixeira, pró-reitor de Pesquisa do Ifal, Carlos Henrique, além de Carlos Felipe Lemos Alves e Filipe Willians Gomes, integrantes da Superintendência do BNB em Alagoas, foi debatida a metodologia utilizada pela instituição financeira ao lançar chamadas e editais. Em 2016, Ufal e Ifal submeteram, por meio da Fundepes, 11 projetos ao BNB.

O objetivo do encontro foi, na essência, avaliar de que forma os projetos de pesquisa elaborados pelas instituições alagoanas podem atender às exigências da instituição, referência no desenvolvimento regional, e assegurar seus financiamentos. Apenas no ano passado, cerca de R$ 4,5 milhões em recursos para pesquisas poderiam ter sido captados para projetos de pesquisa no Estado.

Já em janeiro desse ano, a Fundepes submeteu mais dois projetos atendendo a editais lançados pelo BNB, buscando recursos para a realização do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Universidades (Confies), que acontece em novembro, em Maceió, e para Bienal do Livro.

Durante a reunião, a reitora da Ufal, Valéria Correia, solicitou a análise do BNB quanto ao financiamento de projetos de pesquisa desenvolvidos pela Universidade, apoio para projetos como a construção do Centro de Convenções da instituição, financiamento para projetos de energias renováveis e para a realização do Fórum Social Alagoano.

Carlos Felipe Alves e Filipe Willians Gomes asseguram que as demandas serão encaminhadas para a superintendência do banco em Alagoas e posteriormente para a sede da entidade, em Fortaleza.

FALE CONOSCO


Por favor selecione um formulário válido

ENDEREÇO


Rua Ministro Salgado Filho, 78 - Pitanguinha - Maceió/AL
Fone/Fax: (82) 2122-5353

LOCALIZAÇÃO