A Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (FUNDEPES) promoveu o evento “FundAção Acadêmica”, que reuniu pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA/Ufal), nesta terça-feira (09), no Hotel Ritz Lagoa da Anta, para apresentar os serviços oferecidos pela fundação na execução e realização de eventos acadêmicos.
A vice-presidente da Fundepes, Taciana Melo, abriu o encontro destacando a trajetória da instituição ao longo de quase cinquenta anos e ressaltou a experiência consolidada no gerenciamento de projetos e na organização de eventos.“Essa ação é mais uma iniciativa da Fundepes para aproximar a fundação dos pesquisadores alagoanos. Nos últimos anos, a Fundepes realizou eventos de porte regional, nacional e até mesmo internacional e queremos, junto com a Ufal e o HUPAA/Ufal, trazer ainda mais eventos para o nosso estado”, pontuou Taciana Melo.
Na ocasião, foi detalhada a atuação da Fundepes na elaboração de eventos, desde a captação de recursos por meio de propostas, editais e pedidos de patrocínio, passando pela gestão do site do evento, apoio no planejamento, locação de espaço físico e recursos audiovisuais, até a emissão de certificados e relatórios dos serviços prestados. O encontro também contou com a presença de parceiros e fornecedores especializados em eventos corporativos e acadêmicos que atuam em colaboração com a fundação.
“Foi um momento muito rico de troca de informações com os professores e pesquisadores que estiveram presentes, para que eles pudessem entender ainda mais do que nós da Fundepes temos para oferecer para eles, em especial na construção dos eventos acadêmicos”, frisou Luiza Cabral, gerente da Unidade de Desenvolvimento Institucional (DI).
A Fundepes já realizou o gerenciamento de diversos eventos, entre eles a Bienal Internacional do Livro de Alagoas, desde 2007, 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC; Jornada Pedagógica 2024 da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (SEMED); Festival de Música de Penedo 2024; VIII Congresso Nordestino de Engenharia Florestal (CONEFLOR); 15º Encontro Brasileiro sobre Adsorção (EBA) e outros.
Entre os presentes estava o diretor da Ufal Sertão, Thiago Trindade, que parabenizou a fundação pela iniciativa e agradeceu pela atenção dedicada a essa área. “Para mim esse encontro foi de fundamental importância, pois consegui sanar algumas dúvidas em relação aos serviços ofertados pela fundação para realização de eventos. É essencial entender como podemos ser apoiados durante esse processo, assim podemos ampliar a nossa atuação nos campi da Ufal e em Alagoas”, completou Thiago Trindade.