IQB inaugura novo laboratório e destaca evolução estrutural do instituto

O Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) inaugurou o Laboratório de Bioquímica e Biotecnologia das Proteínas, localizado no prédio do NUPAQBIO. O evento reuniu discentes e docentes, tanto novos quanto veteranos. O diretor-presidente da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), docente do IQB e doutor em Química, Edson Bento, esteve presente e apresentou aos participantes a evolução dos projetos que levaram as construções dos prédios vinculados ao IQB, incluindo o próprio NUPAQBIO.

Presente no Instituto desde a década de 1970, ainda como aluno do curso de química, Edson Bento foi convidado a relembrar a história do IQB, percorrendo a criação dos blocos, as transformações das estruturas físicas e a instalação de novos laboratórios ao longo das décadas. Sua fala destacou como o espaço acadêmico se modernizou, culminando na última grande entrega: o NUPAQBIO, em 2024. O prédio teve cerca de 70% dos recursos gerenciados pela Fundepes e o restante com o orçamento da própria Ufal.

O laboratório inaugurado é um espaço muito esperado e será utilizado para pesquisas, experiências e atividades que fortalecem o desenvolvimento científico no instituto. “Participei junto aos meus colegas professores desde a apresentação do projeto do novo prédio em 2012 e poder inaugurar mais um laboratório é gratificante, saber que aqui será um espaço para novos pesquisadores e que trará muitos benefícios para os cursos vinculados ao próprio IQB, bem como aos de outras Unidades Acadêmicas da UFAL, que também possuem projetos em colaboração com docentes do Instituto de Química e Biotecnologia”, afirmou Edson Bento.