A Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) participaram da coexecução da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, realizada em Brasília, entre os dias 6 e 9 de dezembro. O evento marcou os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
“Para a Fundepes e a Ufal foi uma honra contribuir na realização de um evento tão essencial para o fortalecimento da Política de Assistência Social. Essa atividade também reforça o compromisso e a capacidade da nossa fundação de apoiar projetos em todo o Brasil”, afirmou a vice-presidente da Fundepes, Taciana Melo.

A diretoria executiva da fundação esteve presente em todas as etapas, desde o planejamento à preparação e montagem, representada pela vice-presidente, Taciana Melo, e pela diretora financeira, Giselle Carvalho. As representantes também prestigiaram todos os dias da conferência, reforçando o compromisso da Fundepes com a excelência em suas entregas.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou do evento na segunda-feira (08) e destacou que o governo federal realizará estudos para avaliar a viabilidade de estabelecer percentuais mínimos de financiamento para a assistência social no país.
“É preciso que a gente, pelo menos, estude qual é a viabilidade econômica pra gente ter um dinheiro fixo pra não ter que ficar brigando pelo orçamento todo ano”, afirmou o presidente.

14ª Conferência Nacional de Assistência Social
A conferência teve como objetivos avaliar a Política Nacional de Assistência Social, definir diretrizes para o aprimoramento do SUAS e estabelecer prioridades para o III Plano Decenal de Assistência Social. A programação incluiu mesas temáticas, plenárias deliberativas, atividades de participação social e a entrega do Prêmio CNAS Simone Albuquerque, que reconhece iniciativas inovadoras em todo o país.
Organizado pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o encontro também celebrou os 32 anos da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), reafirmando o compromisso público com a consolidação do SUAS como política de Estado.
